Ilhabela - Missão quase impossivel PDF Imprimir E-mail

Amigos, como todos sabem, para nós quanto pior, melhor.....

Pensando nesta situação, é que realizamos um trabalho em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilhabela, e estamos presentes nas comunidades caiçaras, nos locais mais isolados de Ilhabela. Com o programa "Bem Animal" a Prefeitura de Ilhabela dá o exemplo de administração e preocupação com todos animais da ilha.

mapa_ilhabela_e_outras_ilhas

Nossa expedição começou em São Paulo, na madrugada do dia 7 de maio. Marcia, minha irmã e braço direito está sempre a postos e ajudou a organizar nossa Land, aliás....ela é especialista em fazer caber tudinho dentro da Land e muito mais... ela encontra espaço onde não tem mais espaço..... rsrrs

dscn4317

Depois, o mais dificil, não foi explicar para minha filha de 8 anos que eu ficaria 8 dias fora de casa, mas sim convencer minha pequena........ cachorrinha, Peteca, que ela não iria desta vez.....olha, foi dureza hein...rrsrsrs

dscn4344dscn4345

 

Bem, depois que consegui convencer a Peteca que ela não iria, pegamos a estrada e tomamos o café da manhã mais caro do mundo....(exgeradaaaa!!!!), no primeiro posto de gasolina da Imigrantes.... uma xicara de café com leite e uma fatia de pão com manteiga    por R$ 7,00 .... e ainda fiquei lembrando desse café da manhã até ao meio dia.....uma baita asia....afffff...

dscn4370dscn4371

dscn4391dscn4468dscn4563dscn4620

nossa chegada...todos nos esperavam ....

dscn4779dscn4780dscn4782

Acertando últimos detalhes, com a Dra. Olga, sobre nossa expedição.

dscn4791
dscn4798dscn4805dscn4825

Já estivemos em Castelhanos, Bonete, Guanxumas ( marcado de azul)  e agora na Ilha de Buzios (marcado em vermelho) localizada a 28 milhas      ( 50 km) do nosso ponto de partida, praia do Saco da Capela. Nossa próxima expedição será na Ilha Vitoria ( marcado em amarelo).

Embarcamos em uma lancha, de 35 pés ( 10,5 m), contratada da Prefeitura de Ilhabela, com 500 kg de materiais e equipamentos, uma equipe formada por 7 pessoas e o capitão Wilson. Viajamos a velocidade média de 18 nós ( ± 35 Km/h).
Nossa equipe foi composta pela Dra. Amélia, Dra. Lea, Dra. Olga ( Veterinaria responsavel pelo programa "Bem Animal" de Ilhabela, Dra. Ana Paula ( Veterinária de Ilhabela), Conceição Munhoz (voluntaria) , Diogo (funcionario da prefeitura), Maíra (voluntaria).
Levamos nosso hospital de campanha, pois no local não tínhamos local apropriado para a realização das cirurgias e dos atendimentos clínicos.
Posso classificar esta ação na Ilha de Buzios como uma missão quase impossível, intensa, eficaz e extremamente cansativa.
Partimos de São Paulo as 4 da madrugada do dia 7 de maio, chegamos em Ilhabela as 8:30 e fomos direto para o píer, onde a equipe da prefeitura já nos aguardava na lancha. Descarregamos a Land, e embarcamos.
Navegamos por 1:10 h contornando Ilhabela sentido Norte, rumo Ilha de Buzios. O desembarque foi rápido e eficaz, graças ao morador da Ilha, do Sr. Juca, a bordo de uma canoa com capacidade para uma pessoa, ele ia e vinha da costeira da ilha até nossa lancha, e assim, vencendo as ondas deixou nosso equipamento e nossa equipe a salvo nas escadas "rolantes"que davam acesso a Ilha de Buzios.
Uma de nossas caixas abriu, e medicamentos foram ao mar...... imediatamente o Sr, Juca, com sua canoa, conseguiu recuperar tudo...eita agilidade .....
Depois de carregarmos todo equipamento, "escadas rolantes" acima, trilhas de pedras e de terra deslizante, chegamos a um campo de futebol e montamos nosso hospital de campanha.
Fomos recebidos com certa desconfiança, natural dos moradores caiçaras. Enquanto as crianças estavam em aula, conversávamos com moradores explicando nosso trabalho.
Em 7 horas de intenso trabalho, carregamos 500 kg morro acima, montamos, castramos 4 cadelas, 1 cachorro e 5 gatas. Pouco né??? Então....tivemos que correr atrás dos cães, capturar os gatos com puçás, convencer as pessoas da necessidade,andar por trilhas que simplesmente acabavam em penhascos..... só dava pra dar um passo de cada vez. Os moradores já estavam acostumados, mas nós.......ainda não.
Em 7 horas, levamos 500 kg de equipamentos, por uma trilha de terra e pedras escorregadias de 300 m, com uma inclinação de 45° , organizamos toda estrutura ,equipamentos e medicamentos, capturamos os animais, fizemos as castrações,não tinha energia então, tivemos que faz a tricotomia (depilação) com gilete, desmontamos o hospital, guardamos medicamentos e carregamos tudo na lancha, e exatamente as 5 da tarde nossa lancha saiu da Ilha de Buzios rumo a Ilhabela.
No dia seguinte, estava tudo programado para nossa ida para Ilha Vitoria, mas.... repentinamente o tempo mudou e uma intensa chuva desabou em Ilhabela, tornando nossa ida a Ilha Vitoria impossível. Recebemos a informação que o mar estava batendo ondas de 4 metros na costeira da Ilha, sendo impossível o embarque e desembarque.
Nossa expedição está temporariamente suspensa, mas, nossa ida à Ilha é indispensável, pois a população canina e felina é muito superior a Buzios, cerca de 70 animais.
Aguardem, pois ainda temos muito a fazer .... precisamos retornar a Ilhabela e continuar nossa missão quase impossível. Será uma subida com inclinação de mais de 50°, em uma costeira com areia e pedras escorregadias por 900 m.... teremos que levar todo nosso equipamento, não há fonte de água, toda água é de captação de chuvas, não há energia elétrica e devemos permanecer na ilha por 3 ou 4 dias.......então...nos vemos na próxima expedição.

Vejam mais fotos no Facebook dos Veterinarios na Estrada. O Link está na pagina inicial.......

0 Voto(s)

0 Comentário(s)

Mande seu comentário!